sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Profecia

A profecia é um dom do espírito santo. Sabendo que todo cristão cheio do espírito santo pode profetizar, temos que reconhecer que nem todos são profetas. Servimos-nos um Deus maravilhoso que tem prazer em expressar seu coração e revelar seus pensamentos esses pensamentos jamais contradizem as escrituras, a qual é útil para o nosso ensino, correção, repreensão e exortação.

O que é profecia?

“Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.” (1 Coríntios 14:3 RA)

O ato de profetizar é um relatório humano que o espírito traz à mente de alguém com objetivo de edificar, encorajar e consolar.
- profecia: edificação, exortação e consolo;
- palavra de profecia: contem uma das três;
- palavra profética: contem varias direções, quando for para igreja se cumpre independente do que façam os homens agora ao homem a palavra esta condicionada a ele.

Os três elementos da profecia:
1) Revelação: fala da informação que recebemos que Deus dá sem que tenhamos tido qualquer conhecimento anterior a situação. A revelação vem sob diversas formas ou níveis que pede vir em forma de sonho, de visão, de uma impressão ou conhecimento espiritual (insight). Normalmente ela não tem utilidade alguma se ela não for interpretada.

“o que ouviu, viu ou recebeu?”

2) Interpretação: é a compreensão dada por Deus, acerca da revelação que recebemos
“o que Deus esta dizendo ou que será que isto significa?”

3) Aplicação: é o entendimento de como pôr em pratica, ou seja, utilizar a revelação e interpretação
“o que vamos fazer sabendo disto”

Muitas vezes essa compreensão geral da profecia pode ser dada duas ou mais pessoas, por isso importante consultarmos um aos outros.
Toda profecia pode ser dividida em três partes. Há a palavra de conhecimento, que pode abrir uma situação; a palavra de profecia que fala á situação e a palavra de sabedoria, que vem e diz: “eis o que você deve fazer com respeito a isso”



Profecia inspiradora
Todo cristão é capaz de profetizar profecias num nível inspirador, especialmente em momentos de adoração. São o tipo de profecia que renova as pessoas, levando encorajamento ás suas vidas; leva conforto quando está sentido dor, incentiva-as a continuar seguindo o senhor e motiva o espírito, em especial para a adoração – que é uma parte vital da igreja. Uma das coisas mais importante que podemos fazer em nossa vida é aprender a adora a Deus. Às vezes a profecia é incomoda porque traz arrependimento, mudança e uma nova direção. Qualquer profecia que seja mais do que inspiradora poder conter elementos de correção e orientação.

Profecia reveladora
Precisa ser avaliada antes de ser apresentada, precisa da aprovação dos lideres local. Temos que deixar a profecia com eles. Daí para frente não somos mais responsáveis por ela. Podemos acompanhar o progresso enquanto os lideres submetem a palavra em avaliação. Isso é bem natural e normal, porque às vezes continuamos sentido a carga, mesmo depois de transmiti-lá a liderança.

Nenhum comentário: