quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Recebendo um Reino inabalável

Gostaria com esse material esclarecer alguns conceitos e estabelecer princípios sobre alguns assuntos que considero oportunos para esse tempo. A maioria dos conceitos que você vai ler não surgiu por definição própria, mas sim conceitos que tenho afinidades de alguns homens e mulheres que Deus tem usado para nos trazer essas revelações. Eu apenas estou querendo trazer minha interpretação e aplicação sobre o tema.

Vamos começar com algumas definições:

Guerra espiritual

Podemos definir: Guerra espiritual é simplesmente viver para Cristo no contexto de um ambiente hostil. Nosso ambiente é hostil voltado contra a obra de Deus. A fonte desta hostilidade é tanto externa - o sistema do mundo e o diabo – como também interna – carne . Guerra espiritual, em termos simples é viver para cristo. Não começa quando discernimos alguma presença demoníaca, mas quando seguimos Jesus e levamos nossa cruz diariamente. A menos que entendamos e aceitemos isso, é possível que sejamos eficazes no guerrear.
Podemos acabar fazendo declarações fortes na oração, confrontando todo tipo de poder, para, logo em seguida, quase anular a eficácia de nossa oração pelo modo como vivemos e nos relacionamos com os outros. (Efesios 5.17).

Intercessão

Intercessão significa colocar-se na brecha entre o Deus vivo e o que existe. Tem mais a ver com o lugar onde estamos do que com o que dizemos. É permanecer arraigado na criação de Deus e viver de tal modo que nossa vida seja um clamor para que o reino de Deus venha do céu para a terra. Se permanecermos nessa posição, é provável que oremos, mas a intercessão tem mais a ver com a orientação de vida do que com oração.

Elementos fundamentais:

Devemos defender o terreno que Deus nos tem dado
(por isso, é essencial que se saiba qual é esse terreno)

Devemos contribuir para o avanço do Reino de Deus
(e, portanto, fugir do império das trevas).

Devemos saber que terreno esta sobre o domínio do inimigo e descobrir o que é necessário fazer para expulsá-lo. Vivemos na extensão do inferno.

Crer no céu e na interação entre céu e terra significa que o nosso papel principalmente trazer a ordem do céu para terra: de acordo com a oração do pai nosso (Mt 6.10) . Nosso alvo é ver satanás cair do céu enquanto participamos do ministério de Jesus (Lc 10.18) e Ap 12.7-12 ) . Essa interação entre céu e terra pode ser vista claramente na carta aos Efésios que diz que a nossa batalha é “... nas regiões celestiais (6.12) e que nós (que estamos na terra e na igreja) estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais agora (2.6).

Portanto, o céu não é um lugar para onde se deve ir ou um lugar relacionado a uma experiência futura após a morte; é mais uma descrição de uma posição ou dimensão de poder, autoridade e realidade que afeta os assuntos da humanidade na terra. É um lugar ou dimensão onde a vontade de Deus esta sendo feita em toda sua plenitude sem presença do mal. É para que este propósito seja manifestado na terra que estamos orando.

Assim, em Lucas 10.18 , quando Jesus afirma que viu satanás caindo do céu como raio enquanto os discípulos ministravam e expulsavam demônios , Ele desejava que eles entendessem que a razão de terem tido êxito se deveu ao fato de seus nomes estarem escritos no céu. Seus nomes (identidade) estavam no alto e esta era a razão por que sua batalha espiritual na terra fora bem-sucedida.

Salvação

A salvação é muito mais do que uma passagem para o céu. Os problemas decorrentes da queda eram terrenos e humanos; assim, a salvação e a guerra dizem respeito a tornarmos agentes e participantes com Cristo no sentido de trazer o céu a terra (embora a fé deixe espaço para a imperfeição desse acontecimento antes da volta de Cristo, essa interpretação estabelece a agenda para nós, chamando-nos a orar e trabalhar para que o seu reino venha ao nosso próprio conjunto de relacionamentos e espaços geográficos).

Embora estejamos em um mundo decaído e expostos a poderes do mal (na extensão do inferno), ainda devemos ser o povo redimido que participa de forma ativa com o Cristo de Deus para trazer o céu para a terra. Portanto, as linhas de batalha estão definidas, e podemos ver um padrão de gênesis os capítulos 1 e 3 um prólogo ,os capítulos 3 a 11 oferecem um resumo da extensão do problema como um cenário para historia de Israel como resposta à questão da queda . Israel deviria ser luz para nações, a nação redentora de Deus. Tudo isso nos oferece o pano de fundo para encarnação de Jesus, que veio para redimir tanto judeus quantos gentios.

A batalha é entre satanás e a humanidade gênesis 3.15 põe inimizade entre a semente de satanás e a semente de Eva (entre o reino demoníaco e o humano) essa batalha consiste simplesmente no governo dessa terra.

Quando a humanidade rejeitou o direito de governar dado por Deus, os poderes satânicos, então, tiveram uma abertura e começaram a apresentar seus planos para o mundo. Podemos ver o reflexo disso nos nomes que são dados constantemente a satanás na bíblia:

O deus desta era (II co 4.4)
O príncipe do poder do ar (Ef 2.2)
O príncipe deste mundo João 12.31(N.B. nos lábios de Jesus literalmente “aquele que governa”); e
O mundo toda esta sob o poder do maligno (I Jo 5.19).

Jesus: o segundo homem – veio restaurar o que estava perdido Ele não vem para conquistar a vitória para Deus, mas para humanidade. Ele veio como a semente da mulher para cumprir a promessa de que, por meio dessa semente. A cabeça de satanás fosse esmagada (Gn 3.15; Gl 4.4).

O que muito me impressiona é ver satanás oferecendo os reinos a Cristo (Lc 4.5-8), o que não é contestado por Jesus, pois Ele entende que, até que eles sejam reconquistados, os reinos deste mundo estão nas mãos de satanás por causa da transferência, descrita em Gênesis 3 . A autoridade de satanás depende do que lhe é dado. Jesus, na realidade veio para os reinos deste mundo, mas Ele não agira como deseja satanás.

Jesus amarrou os poderes por meio da cruz por causa da igreja. A bíblia fala de um espetáculo público vitorioso (Cl 2.13-15). O exemplo usado é o do general romano que volta em uma parada militar exibindo os poderes vencidos diante de povo exultante. Então, lemos que anjos, autoridades e poderes estão sujeitos a Ele (I Pe 3.22) e que Ele fez tudo isso para a igreja (Ef 1.22,23). Por esta razão, após a ressurreição, Ele pôde fazer a seguinte afirmação: “foi - me dada toda a autoridade nos céus e na terra. portanto, meus discípulos devem ir a todas as nações”. Não há mais barreiras, mas sempre haverá uma guerra continua.

Nenhum comentário: