quinta-feira, 23 de julho de 2009

Marco Zero



Zerar tudo e começar tudo novo para um novo tempo é, sim, um desafio, mas nada que já fizemos e vivemos até aqui tem valor para o que está sendo colocado à nossa frente.

Números 13

Lendo o livro de números 13, tudo parece nos transmitir a idéia de que Deus instrui Moisés a enviar espias para a terra que lhe havia prometido, terra que mana leite e mel. Mas em Deuteronômio 1:22-23, vemos que este foi um pedido do povo a Moisés. As informações que interessaram a Moisés (Nm 13.18-20) estavam relacionadas ao modo de vida dos habitantes: se eram nômades ou sedentários, geografia, economia... Neste momento, Moisés confia que as informações trazidas pelos exploradores elevariam o moral do povo. O relatório dos espias não é algo falso, porém é apresentado de forma tendenciosa: o país é belo, mas isso não tem valor para eles, pois achavam-no inconquistável.

... 40 dias podem se transformar em 40 anos; depende da forma como se vê a terra...

A visão dos 10 espias estava afetada por experiências do passado, ao terem que enfrentar novos desafios, ou melhor, antigos desafios próximos de tempos novos: os amalequitas, inimigos temíveis contra os quais eles já tinham lutado no deserto do Sinai (Êx 17). Reencontrados os desafios do passado, eles olharam pra terra nova baseados numa mentalidade antiga. Tendemos a colocar à nossa frente o passado e usá-lo como uma guia; isso é um perigo. O que serve é que Adonai falou que vai fazer e foi essa a questão que Calebe levantou (vers. 30). As palavras que recebemos no passado falam de futuro e não somente do que fizemos ou do que aconteceu até chegarmos aqui, por isso temos que estar sempre zerados. É como num campeonato de futebol de pontos corridos onde vence o campeonato quem tiver a melhor pontuação, mas cada partida sempre começa com o placar zerado. Há uma frase muito comum entre os boleiros: “cada jogo é um jogo”. Hehe!!! Então, lembre-se:

Ele faz novas todas as coisas.

Suas misericórdias se renovam a cada manhã.

O pão nosso de cada dia...

O que Ele falou a nosso respeito está no futuro, está oculto em Cristo.


Uma geração está pra ser lançada

Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O SENHOR me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome; fez a minha boca como uma espada aguda, na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljava, e me disse: Tu és o meu servo, és Israel, por quem hei de ser glorificado. (Isaias 49:1-3)

3 comentários:

Anônimo disse...

Amém.. recomeçar é mais difícil que começar. Por causa de um tumor gigante que foi descoberto em fevereiro desse ano, tive que parar tudo.. Fique mais de três meses que um fixador externo e agora estou fazendo fisioterapia.. A fisioterapia é dolorosa demaaaaiissss!!!!!!!!!!!!!
Às vezes da vontade de desistir mesmo, vontade de não tentar andar como antes.. de tentar deixar como está.. Mas não é isso que o Senhor quer.. Ele quer que a gente prossiga, independente das feridas, decepções, frustrações e surpresas da vida.. Li uma frase no livro Meditatio de Osmar Ludovico que é assim: " A Graça torna todos os recomeços possíveis."

A Graça nos faz recomeçar.. As pessoas desistem de nós, às vzs desistimos de nós mesmos.. Mas a Graça, somente a Graça nos leva aonde Deus quer, não é a nossa força. A Graça nos ensina a corresponder a Deus, com humanidade e humildade.. A Graça nos leva além!

Não que eu já o tenha alcançado, mas esquecendo as coisas que ficaram para trás, prossigo para o alvo.. dia após dia.. passo a passo.. superando a cada dia uma dor..Não precisamos correr.. Ele nos leva na Paz que excede todo entendimento.. =)

Paz!

A Paz! =)

victorino disse...

Hoje no início da tarde, me veio um pensamento sobre o tempo que perdemos...e abrindo o blogger, entendi melhor os motivos deste pensamento. DEUS tem tirado o meu chão...e hj sou uma pessoa muito esquisita, mais do que já fui. E a cada passo que dou na direção que o ESPIRITO me guia, me sinto mais livre!!!Só acontecem coisas loucas! Meu DEUS!Não sei onde vou parar ainda...mas percebo que não posso permitir-me perder mais 40 anos. Já fiz isto. E hj entendo que não há mais tempo a repetições de atitudes antigas, vivemos um novo tempo, com um novo entendimento. ELE está passando, como passava no meio das multidões. E..rs...quem o seguia...quem o tocava, quem gritava bem alto, quem persistia, quem se humilhava, se arriscava, quem tinha fé...ah!!!era contemplado por ELE, através do seu amor, o resto era td consequência do seu amor.
Não podemos mais perder 40 anos!!!Eu creio nisto!!!!

JACKSON SOUZA disse...

Fala meu jovem td na paz?
aki é o kaka de ipatinga
e a viagem foi td bem?
so mandando um abração msm,achei o seu blog,e vou da espiada p/ aprender mais,e peço muito obrigado pela força e apoio,espero te ve de novo e ministrar juntos
ok!abração p familia(os flamenguistas)e td de bom.
fica na paz
abração
jackson,mariana e Isac
mantem contato jajadosax@hotmail.com