quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Qual é nossa Visão do mundo? Parte 2

Então continuando...Martin Soctt ainda conclui :

Se a nossa visão de mundo for simplesmente espiritualista, então, enfatizaremos somente em demônios. Se for uma visão de mundo não orientada para a criação, então nosso foco estará nas questões reais, que infelizmente significarão envolvimento não-terreno.

Se nossa visão de mundo for mais orientada para materialismo, não esperaremos grandes mudanças por meio da oração(vai ver que é por isso que oramos pouco). Aceitaremos que é assim que as coisas funcionam: coisas ruins acontecem. Entretanto, podemos envolver-nos com as instituições e lugares que são responsáveis pela justiça.

No mundo ocidental, normalmente aceita-se abordagem teológica, com demônios no “ar”, mas com esses poderes separados da vida política e física.

Já a relação do céu (e das regiões celestiais) com a terra aparece através de toda bíblia.

Quero ressaltar esses pontos que são extremamente importantes pra nós por aqui se podem revelar os bloqueios que temos para o desenvolvimento da oração, da nossa devoção diária. Martin ainda conclui dizendo que crer nos céu e na interação entre céu e terra significa que nosso papel principal é de trazer a ordem do céu para a terra (Mt 6.10).

... Nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, (Efésios 2:6)

Meu entendimento sobre estarmos assentados com Cristo nas regiões celestiais, significa dizer que toda nossa perspectiva relacionado a nossa vida aqui na terra vem de lá. (Porque) é a partir dessa realidade que temos vida, fomos vivificados temos vida só em Cristo e só vamos viver essa vida aqui na terra andando nessa realidade. O texto em Efésios 2 diz que estávamos mortos nos nossos delitos e pecados pro causa da desobediência.

Nascer de novo

Isto indica que tem que existir outro processo antes, o morrer. Morrer pra um para nascer pra outro, por isso que Romanos 5.10 diz: fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida...

“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (João 3:3-4).

Jesus está falando aqui sobre viver em uma nova realidade e dimensão. Primeiro ele fala do ver, Jesus afirmar em Lucas 17 que o reino não vem de aparência visível. Ele não está aqui falando de ver no sentido de visualizar, e sim experimentar, praticar, tentar e conhecer, ou avaliar pela experiência. Ou seja, a condição que Jesus coloca seria nascer de novo, o que significaria o abandono de uma concepção, uma morte, até para que uma nova venha nascer.

Isso significa que o mesmo processo de nascimento e desenvolvimento da nossa vida terrena vai ter que ser revivido dentro de uma nova realidade e filiação. Paulo, em 1 Coríntios 15.49, afirma: E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. A palavra nascer em João 3 está relacionada a uma mudança de condição, e também com gênero e família, linhagem e, por último, uma figura de regeneração.

Continua...

Nenhum comentário: