quarta-feira, 16 de julho de 2008

A função do ministério profético nos dias de hoje. parte 1

Precisamos estar sensíveis para entender a utilidade do ministério profético em nossos dias. Quero ousar em dizer que "Deus está formando o ministério profético necessário para esses dias". Eu creio nisso. Analisando o ministério de cada profeta nas escrituras, podemos perceber que a sua mensagem estava contida na necessidade do povo e naquilo que o seu povo não estava cumprindo como nação sacerdotal na terra. Desvios, desobediência e injustiças conduziam o povo ao cativeiro espiritual e físico. Naquele tempo, o profeta era levantado para proclamar a obediência do seu povo à aliança e redirecionar as nações, segundo o propósito estabelecido por Deus. O profeta era um porta-voz.
Observando a declaração de Jesus que se encontra em Mateus 11.12: "Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele", outra versão diz: "se faz violência ao Reino dos céus" (RC) e outra diz: "Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo". Podemos ver uma lógica do raciocínio iniciado. Jesus estava falando que João está trazendo uma mensagem de acordo com a necessidade daquela geração, uma geração néscia. "Nós tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não pranteastes. Pois veio João, que não comia nem bebia, e dizem: Tem demônio! Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras". O propósito da mensagem de João era preparar um caminho para manifestação do reino dos céus e de Deus. O arrependimento chamava o povo a uma mudança de postura e de pensamento, e parece que aquela geração não tinha correspondido. O impacto da mensagem de arrependimento que João trazia ia movendo os céus. Há necessidade de mudança da maneira de pensar e de conduzir as coisas que estavam contrárias aquilo que estava pra chegar ,como Jesus declarou : "O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho". Nos dias de João, o batista, se iniciou a luta espiritual, contra espíritos que operam nas regiões celestiais. Uma mudança de domínio estava ocorrendo.
“Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João” ele fazia parte da inauguração da era messiânica e nós fazemos parte do cumprimento, do estabelecimento do reino do messias aqui na terra. Por isso vejo o papel do ministério profético hoje similar (mas da mesma natureza) com de João e não igual (a mesma aparência, estrutura ou proporção) por que Jesus disse: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. Ser o cumprimento da profecia e maior do que a profecia.

Nenhum comentário: